Quarta-feira, 22 de Abril de 2009
Sopinha de Creme de Grão com Espinafres

 

Depois de ter andado uns dias a ser-me pedida uma sopinha , decidi fazer esta  por ter em casa uma latinha de grão já aberta. Esta sopa está nas minhas memórias de infância..

Todos os dias a minha mãe fazia sopa, e quer eu gostasse ou não , eu tinha de a comer.

A tal ponto,era obrigatório comê-la que houve uma altura da minha vida que comecei a detestar sopa e evitava-a o mais que podia.. Hoje não digo que é o meu prato preferido, mas sabe bem e è reconfortante comer de vez em quando uma boa sopinha.

Gosto delas aveludadas, cheias de sabor e cor, e evito pôr muita batata, ajudo ao creme base com cenoura, abóbora, ás vezes nabo e até tomate, fica mais vitaminada, e  mais light.

A minha filha adora sopa, esta estava tão boa que ela acabou por repetir o prato.

Tinha comprado um chouriço espanhol, foi o que encontrei por aqui, ( tinha um sabor um pouco para o picante, mas tinha uma cor bonita e cheirava muito bem), e foi esse que usei para dar mais sabor.

Vou então aos ingredientes:

1 lata pequena de grão

4 cenouras pequenas

1 cebola

1 pedaço bom de abobora

4 batatas médias

meio pacote de espinafres frescos

1 colher de sobremesa de arroz cru

chouriço a gosto

azeite e sal a gosto

 

Descasquei as batatas, cortei-as em cubinhos, fiz o mesmo a duas das cenouras, a abóbora , á cebola, juntei parte do grão e reservei um punhado para depois usar inteiros, e juntei meio chouriço inteiro.

Depois de cozinhados os legumes, tirei o chouriço, triturei os legumes com a varinha mágica, tirei a pele ao chouriço e cortei-o em rodelinhas.

Juntei  o chouriço cortado  ao creme dos legumes , adicionei os espinafres, o punhadinho de arroz, e as outras duas cenouras cortadas em rodelas , e o punhadinho de grão inteiros que tinha reservado.

Reguei com um bom f io de azeite, sal e foi ao lume até estar cozinhado, mexendo de vez em quando para o arroz não se pegar no fundo.

Servi-a acompanhada por uma fatia de pão caseiro, e este é mesmo caseiro,( sou eu que o faço) para fazer companhia  ao chouriço.

Às vezes é na simplicidade de uma comida que reside o seu encanto. E sopas, são um bom exemplo, desse encanto simples.Perfumadas, fumegantes, aquecem-nos e confortam-nos.

São servidos?

 

Para próxima postagem vem aí um pratinho de sabor muito português, mais um pedido da filhota saudosa dos pratos portugueses..

Aqui em casa agora anda assim , o menu dos pratos pedidos, ela pede, eu vou fazendo.

Não vou a Portugal , vem ele a mim , no prato..

 

 

 


tags:

publicado por Amor e Sabores às 17:43
link do post | comentar | favorito

2 comentários:
De alexis a 22 de Abril de 2009 às 21:50
Olá Nanda,que bela sopinha,beijokitas doces...


De Moira a 23 de Abril de 2009 às 22:03
Quando vou de viajem para o estrangeiro é das coisas que mais tenho saudades é de uma boa sopa.
Quase sempre, assim que atravesso a fronteira e como uma bela sopa sinto-me como se estivesse em casa. Não é que seja uma comedora de sopas, aliás quase nunca as faço em casa, mas como sopa todos os dias no refeitório da empresa que no nosso caso é uma comida muito caseira, feita por duas cozinheiras da idade da minha mãe.
Lembro-me de uma vez que passei 3 meses na Alemanha e quando regressei foi o que pedi à minha mãe para o jantar. Acho que as sopas portuguesas são realmente muito reconfortantes, e nada melhor para matar saudades que uma comidinha simples, caseira e bem portuguesa.
Bjs
Moira


Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin
.Siga este blog
.posts recentes

. Bolo de Biscoitos e Choco...

. Salmao em Crosta com Bata...

. Hamburgueres de Delicias ...

. Bifinhos de Frango com Am...

. Peixinho no Forno `a Nand...

. Sopa de Grao com Espinafr...

. Pao Rapido de Qeijo e Fia...

. Perna de Peru Assada no F...

. Cookies Trufados

. Pampilho

.tags

. todas as tags

.links
ParaCozinhar.com

.subscrever feeds