Sábado, 24 de Outubro de 2009
Vamos falar de Halloween..

 

 

Esta foto tirei-a hoje (ontem) no centro da cidade aqui de Nottingham, numa barraquinha que habitualmente vende frutas.

 

 

A "febre" do Hallwoeen anda espalhada pela cidade e é ver em todos os cantinhos e nas lojas coisas alusivas á época.

 

 

Aqui no supermercado o Tesco, que é um dos mais conhecidos supermercados no Reino Unido,estas aboboras que vêm na foto são vendidas a 1.5  libra  cada e têm contentores cheios delas na secçao das frutas..

E é ver ,convivendo lado a lado nalgumas lojas , as caveiras , e todo o material referente ao halloween com os enfeites de Natal, numa fusão no minimo diferente.

Com tanto tema de Halloween fiquei curiosa sobre as suas origens..

Vai daí enveredei por umas pesquisas e fiquei a conhecer alguns dados curiosos a respeito destes festejos, alguns dos quais bem interessantes.

 Aqui fica a minha partlha do que descobri sobre as origens do Halloween,que muita gente pensam ser americanas, ( eu tambem pensava) mas que nao são..

 

A palavra Halloween tem origem na igeja católica .É uma contração da  expressão " All Haliwos Eve "que significa Véspera de Todos os Santos.

Na região da actual Irlanda á aproximadamente 2000 mil anos (data estimada pelos historiadores) os Celtas comemoravam  o seu Ano Novo no 1ºde  Novembro, data que também marcava o fim das estaçoões quentes do ano.

Eles acreditavam que na véspera , chamda de "Samhain" o mundo dos vivos e dos mortos se misturava. A festa de "Samhain"  incluia o sacrificio de animais e uma grande fogueira em homenagem aos mortos.

Quando os Celtas inventaram  Halloween,a tradiçao nao mandava comer goluseimas nem se fantasiar de bruxa.O obejtivo era celebrar o ínicio do Inverno e homenagear os espiritos dos mortos.

O Halloween como hoje o conhecemos vem  da época em que os missionários cristão tentaram mudar aspráticas religiosas dos Celtas.

Para substituir  a festa pagã do "Samhain" por uma comemoração cristã, a Igreja Católica determinou que o 1º de Novembro fosse Dia de Todos os Santos ( All Saint s Day ),também chamada de All-hallows.  A véspera  portanto chamava-se  All-halows o que ficou mais tarde por Halloween.

 

Mais tarde no  sec XIX ( sec 19) emigrantes irlandeses fugindo da fome e que imigraram para os USA levaram com eles a prática , que se popularizou e até teve introduziadas mais novidades.

Uma delas é o uso de fantasias,já que os Celtas acreditavam que na noite de 31 de Outubro os espiritos dos mortos vagavam junto de fadas, bruxas e demónios,ficando assim  a serem um dos temas mais comuns dos disfarçes de Halloween.

A tradição de " gosturas ou travesuras" também pode ser creditada aos Celtas,  que costumavam oferecer comida aos espíritos para aplaca-los e  indicar-lhes o caminho das  casas das suas famílias. Mas essa  não é a única  explicação.

Acredita-se que a ideia de fazer com que as crianças pedissem doces de  porta em porta, nasceu no Estados Unidos em1930. O objectivo era  dar ás crianças uma participação no Halloween mas evitar que elas causassem problemas nas ruas.

As abóboras ocas recortadas,outro icone do Halloween, são tipicamente norte-americanas,

uma lenda celtica dizia que "um espirito que não conseguia ir para o céu nem para o inferno usou uma lanterna para guiar-se". Na Irlanda usavam nabos que escavavam , para fazer de lanternas,mas quando os Irlandeses chegaram ao Estados Unidos descobriram que as abóboras, além de serem mais baratas e abundantes,sendo ocas davam para o mesmo efeito, pelo que o seu uso se popularizou,continuando assim a tradição.

 

Agora que ficou por aqui explicado o que é o Halloween, e para aqueles que o gostam de celebrar aqui fica  o desejo de um Happy Halloween!

 

 

 

 



publicado por Amor e Sabores às 10:45
link do post | comentar | favorito

1 comentário:
De Ricardo Candeias a 25 de Outubro de 2009 às 10:48
Pois aí esta apesar de ter raízes na festival céltico de Samhain e cristão Gaelic " irlandeses, também era celebrado pelos antigos britânicos conhecido como Calan Gaeaf (pronunciado kalan-geyf ). Mas o facto é que não era ainda Halloween e este realmente nasceu no USA levado para lá pelos Irlandeses e se transformou no halloween que hoje conhecemos e gostamos, e a celebração do laranja e preto agora representados pelo jack o'lantern " ou seja a abóbora recortada com a luz lá dentro que da esses tons laranja e preto...fascinante adorei o que escreveste aqui Nandinha . jinhos xxxx


Comentar post

.mais sobre mim
.pesquisar
 
Related Posts Widget for Blogs by LinkWithin
.Siga este blog
.posts recentes

. Bolo de Biscoitos e Choco...

. Salmao em Crosta com Bata...

. Hamburgueres de Delicias ...

. Bifinhos de Frango com Am...

. Peixinho no Forno `a Nand...

. Sopa de Grao com Espinafr...

. Pao Rapido de Qeijo e Fia...

. Perna de Peru Assada no F...

. Cookies Trufados

. Pampilho

.tags

. todas as tags

.links
ParaCozinhar.com

.subscrever feeds