Tenho visto muitas receitas de pão nos diversos blogs que visito, e tem-me despertado a curiosidade, de o fazer, aproveitei o fim de semana para me pôr à prova e saiu este pãozinho.
Por ter achado a receita interessante e invulgar , resolvi experimenta-la , devo dizer que não é dificil de fazer. Porque se pode fazer este pão, amassando com as pás em aspiral que a batedeira tem, e o resto do trabalho , já não é trabalho nenhum, é fácil.
Não usei o queijo que vem na receita, usei queijo da ilha, e flamengo, que era o que tinha em casa, e as azeitonas , foram pretas.Também não usei a quantidade d equeijo da receita, e ainda bem porque , não sei se seria do queijo que usei, mais quantidade, ficaria enjoativo.
Mas aqui fica a receita original:
Para a massa:
- 1 ovo
- 1 chávena (chá) de leite morno ou água
- 25 g de fermento biológico( usei meia saqueta de fermento seco para pão)
- 1 colher (sopa) de açúcar
- Cerca de 500 g de farinha de trigo
- Sal a gosto( cerca de uma colher de chá)
- 1/2 chávena (chá) de óleo
- Margarina para untar a panela de pressão
- farinha para enfarinhar a panela de pressão
Para o recheio salgado:
- 100 g de salame em fatias
- 100 g de queijo provolone ralado
- 150 g de queijo mussarela ralado
- 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas
- Orégão a gosto
Mistura-se o fermento seco com a farinha, depois junta-se o leite morno,o ovo, o sal,e mais ao menos metade da farinha.
Bate-se na batedeira por 5 min, em velocidade média ou até que a massa fique elástica( assim já não se precisa sovar a massa)
Numa superfície enfarinhada, acrescenta-se a restante da farinha de trigo na massa ( ou quantidade que baste.A massa tem de ficar macia e levemente pegajosa)
Isto porque nem todas as massas são iguais na sua absorção dos liquidos, convém que todos os ingredientes estejam á temperatura ambiente.
A restante farinha vai-se acrescentando à massa indo polvilhando a superficie e amassando suavemente. Quando no ponto, abre-se a massa com as mãos enfarinhadas,e põe-se o recheio , o salame, os queijos , meia chávena (chá de )azeitonas., e os oregãos a gosto.
Pode-se enrolar de duas maneiras:
dobrando depois , tipo envelope , e aconchegando depois como um bolo, ou (como eu fiz) esticar rectangular, espalhar o recheio e enrolar como uma torta, em seguida enrola-la em aspiral,como está na foto.Pincela-se com gema de ovo, e salpica-se com sementes ou queijo parmesão.
Unta-se e enfarinha-se bem o fundo e os lados da panela de pressão, e põe-se lá o pão a levedar, tapa-se a panela e leveda cerca de 1 hora em local quente,
Depois , é pôr no fogão, a cozinhar por cerca de 30 minutos, com a boca do fogão quase apagada, vai-se virando o botão até ficar a chama bem fraquinha, cuidado para não se deixar apagar o fogão.
Eu fiz assim , mas o meu pão teve de cozinhar quase 1hora , não sei se a minha chama ficou fraquinha demais,mas o resultado foi bom.
. Bolo de Biscoitos e Choco...
. Salmao em Crosta com Bata...
. Hamburgueres de Delicias ...
. Bifinhos de Frango com Am...
. Peixinho no Forno `a Nand...
. Sopa de Grao com Espinafr...
. Pao Rapido de Qeijo e Fia...
. Perna de Peru Assada no F...
. Pampilho
. Outros Sabores
. Rico-café bistro (Inglês/Port)
. La vida en Buenos aires y afines
. Les gourmands disent.. (Francês)
. Outros Amores
. As Palavras que nunca te direi
. Cognosto