Digam lá se não ficou bonito?
O meu primeiro pãozinho caseiro..E como o prometido é devido, aqui partilho as fotos e a receita, que é muito simples e fácil .
Mas antes de entrar nos pormenores da receita quero dar os créditos e agradecer o estar na posse desta receita á minha amiga Alexandra , do blog " maravilhasamesa.blogspt.com ". Que na ultima visita que me fez, ao me ver dar 2 libras por um pãozinho pequenino e caquético, num cafézito português da zona, ( então tinha saudades de pãozinho "nosso"..) me arrastou imediatamente ao super ali da zona, onde comprou os ingredientes, e fomos depois para minha casa onde se fez o pão, acrescentámos chouriço, e ás 11 da noite tinhamos pão quentinho com chouriço..mnham mnham..que maravilha!..
Ontem á noite já fiz mais, dá-me dois pãezinhos , que me dão para uma semana..
Pronto , vamos lá então á receita e quais os ingredientes a usar.
Ingredientes
1,5 kg de farinha para pão( eu usei branca)
2 saquetas de fermipan, ou outro fermento padeiro do mesmo tipo
1, 2 lt de água ( mais ao menos, depende das farinhas, umas absorvem mais do que outras)
1 colher de chá de sal, ( isto tem ido a olho, e depende do gosto)
Num alguidar grande deita-se a farinha, e mistura-se com o sal, a seguir juntam-se as saquetas do fermento, mistura-se.
Aquece-se a água, não a ferver, mas entre morna e quente, abre-se uma cavidade no centro da farinha e despeja-se a água. Com as pontas dos dedos,mistura-se a farinha com a água, fica grudenta parecendo com grumos, não faz mal é mesmo assim,passa-se a mão em volta das paredes do alguidar e envolve-se para dentro a farinha, se se vir que está ainda um pouco seca, vai-se pondo mais água morna, a massa fica com um aspecto humido e peganhento mas é mesmo assim, Esta operação da mistura,( nada de amassar..) demora uns 8 minutos,depende do geito.
Depois de misturada , tapa-se a massa com um pano limpo, e por cima outro pano forte que "abafe" bem o alguidar ( eu uso uma toalha felpuda grossa).
E tenho um "truque" para levedar depressa.
Antes de começar a fazer o pão, ligo o forno no maximo por cerca de 5 minutos, e depois apago-o (o tempo de misturar os ingredientes) e depois do alguidar "embrulhado" ponho-o no forno ( com ele já apagado) e fica lá no quentinho a crescer por cerca de uma hora.
Depois desse tempo, ou assim que a massa tiver crescido cerca do dobro, tira-se do forno.
Ligando então o forno a cerca de 180 graus, para ir aquecendo.
Polvilha-se um tabuleiro com farinha, e com as mãos enfarinhadas, passam-se em volta das paredes do alguidar para descolar a massa, com uma faca corta-se metade da massa, que se tira , do alguidar para uma superficie enfarinhada onde se dá um geitinho na forma do pão e põe-se no tabuleiro, faz-se o mesmo á outra porção de massa, e põem -se os pães no tabuleiro, enfarinhando a superficie dos mesmos.
Depois vão ao forno por cerca de 25 a 30 minutos a cerca de 180 º, convém verificar.Para saber se está cozido, bate-se no pão como quando se bate á porta e se ele fizer um som oco "Toc" , está cozido.
Podem ser dois grandes, ou pequeninos com pedacinhos de chouriço, ou salsicha, ou simples com manteiga, de qualquer maneira é uma delicia.
E pronto , como vêm , nada mais fácil, poupa-se dinheiro e é um prazer comer feito por nós.
Desejos de um bom fim de semana para todos.
Ufff..(estava a ver que nunca mais chegava..)
Que bom!!Amanhã poder "preguiçar" um pedacinho, boa "preguiçadela" então para voçês também.
De
Rico a 27 de Março de 2009 às 20:44
Olha que pão tão lindo, eu estava lá quando ela começou a fazê-lo, mas ainda não tinha visto o resultado. É sempre bom fazer pão, sai mais barato e é melhor desde que nos ensinem como o fazer facilmente, como aqui.
De yolanda de fatima saraiva fonseca a 12 de Outubro de 2012 às 14:24
boa tarde chamo . me Yolanda gostei de ver o pão que você fez. pelo que eu vi resolvi então experimentar fazer um , logo depois digo como ficou.
Um truque que me ensinou um padeiro: Para dar ao pão aquele sabor azedinho da massa velha, normalmente utilizada como fermento, juntem uma tampinha pequena de vinagre na massa quando estiverem a amassar, vão ajustando a quantidade do vinagre nas massas seguintes até atingir a quantidade que mais vos agrade.
Olá maninho, obrigada pela visita e pelo comentário.
Depois logo me dizes como correu a tua experiência de padeiro..Beijinhos doces, e desejos de um bom fim de semana.
De Jú a 2 de Abril de 2009 às 11:50
Que pães FABULOSOS!! MESMO LINDOS!!
(tava a ver que nunca mais voltavas)
De alexis a 29 de Abril de 2009 às 20:40
Amiga ficaram lindos mesmo,temos que um dia destes repectir a dose,beijos doces..
De
MArco a 16 de Agosto de 2009 às 20:53
:) De facto este pão tem um aspecto delicioso.
Vou fazer a receita, para dois pães :D, um para fazer umas "sandochas" e outro para fazer uma açorda, e servi-la dentro da carcaça :).
Só espero que saia óptimo como o teu.
Bjs
Olá, boa tarde!!!
Eu sou a Neuza e estive a ler a tua receita e acredita que fiquei com imensa vontade de tentar a minha sorte : )
Muitos parabéns e boa continuação...
ola Neuza, forca e se tiveres alguma duvida `e so perguntar.
Desde que aprendi a fazer este pao , nunca mais faltou pao caseiro em casa, faco o todas as semanas.
obrigado pela visita e pelo simpatico comentario.
beijinhos e boa semana.
Certo, muito obrigada e boa continuação.
Entretanto vou espreitando para saber se à novidades. Bom fim-de-semana...
De Carla Silva a 11 de Março de 2015 às 13:49
Qual a quantidade de fermento da saqueta para poder verificar na marca a que tenho acesso? Obrigada :)
Você faz belos pães. Estou anotando as receitas para logo experimentá-las.
Abraço,
Jean Claudi.
De Max a 11 de Outubro de 2011 às 12:41
De facto, ficou uma maravilha. Também faço pão em casa, mas num forno a lenha, o que torna ainda mais giro e saboroso. A única coisa que aprendi aqui foi a questão da água morna. Qual a diferença para água fria da água morna? Geralmente faço com ela fria. Da próxima vez experimento com água quente. No resto, tudo bom. Sabem sempre bem o pão feito por nós. Sabemos exactamente o que ele contém. Parabéns pela delicia de imagem do seu pão.
Ola Max, obrigado pela visita e comentario , sabe sempre bem ter feedback de quem por aqui me visita.
Quanto `a questao posta , a razao da agua ser morna , ajuda o pao a levedar melhor,nao deve ser usada muito quente porque mata a levedura ja que a levedura biologica `e viva.Espero assim ter elucidado, e quanto ao seu forno de lenha,humm que sortudo ter um forno de lenha, o pao fica muito mais saboroso cozinhado nele. Quem me dera poder tambem ter um... mas ,
espaco, `e a palavra que me proibe de o ter.( rsrsr)
Obrigado pelas simpaticas palavras, desejo lhe um resto de uma optima semana . Volte sempre.
De Sandra a 21 de Outubro de 2011 às 20:51
Que espectáculo de pão! Vou certamente experimentar esta receita e aproveitar para inaugurar o meu forno de lenha. Só espero ter um resultado tão fantástico como este, se bem que a cozinha não é de facto o meu forte
De Anónimo a 25 de Março de 2012 às 10:33
Bom dia!
Que bom aspecto tem este pãozinho!!!
Sei como é dificil comprar pãp no uk, a oferta em pães de forma é enorme, mas não se encontra pão idêntico ao que nós portugueses consumimos... Vivi 5 anos em Londres e de vez em quando, lá encontrava pão francês no mercado ( French farmers market) mas nem esse é parecido com o nosso...
Por isso também eu deitei mãos á obra e desatei a fazer pão em casa, existem todos os tipos de farinha para pão á qual se pode também juntar sementes e frutos secas... fica uma delicia!!!
Felicidades aí pelas terras de sua majestade, eu já regressei a Portugal á 3 anos e parece que vou voltar a coser pão em casa, com a crise que vivemos ir á padaria é quase um luxo!!!
xxx
De marcia a 23 de Abril de 2012 às 18:13
quantos gramas de farinha de padeiro deve-se usar nessa receita de pão alentejano? e o sal é grosso?
De Vanda a 7 de Novembro de 2013 às 00:48
Muitos Parabens Amor e Sabores
Ja e a segunda vez que faco este paozinho e que maravilha que fica... Tao facil e sai tao barato sem contar que o que e caseiro nao tem comparacao possivel.
cumprimentos para toda a equipa e o meu bem haja aqui no Reino Unido.
Vanda Milho
Comentar post