Espero que tenham passado uma Páscoa feliz e bem disposta.
Depois da agitada semana de trabalho que tive, este descanso soube-me muito bem .
Acordei com um dia cinzento, ou eu não tivesse no Reino Unido, já lá vão uns dias que não se vê o sol, mas hoje não me aborreci por isso, estava de folga, e sabia-me bem a sensação de preguiça e de ter todo o tempo do mundo para o que me apetecesse.
Mas já tinha planeado uma ementa de Páscoa, que isto se ser a minha primeira Páscoa em terras de sua Majestade, tinha de ser lembrado com boas memórias, por isso o dia também ia estar ocupado para a zona da cozinha, embora fosse só eu e a filhota, eu queria algo memorável, para mais tarde recordarmos.
Ao chegar á cozinha surpresa, na árvore em frente à minha janela tinha uma visita especial, a tomar o pequeno almoço..
Lá se prestou á sessão de fotografia,comigo paraticamente dentro do lava-louças, de objectiva arrumada ao vidro da janela, mas ficaram giras, não ficaram?Os esquilos são tão fofos, derreto-me com estes bichinhos.
Se reparam o titulo do post é folar a fingir, e porquê? Porque na impossibilidade de ter encontrado os ingrediente que queria(ainda não conheço aqui tudo) para fazer um folar , resolvi pesquisar na memória, e lembrei-me de um bolo delicioso que a minha mãe costumava fazer, que levava canela , mel , açucar amarelo, raspa de limão, e era um delicia.Está assim apresentado o bolo, que tem um nome estranho mas que é realmente muito bom, o Bolo Podre.
Foi este o meu folar a fingir de Páscoa.
Foge ao vulgar pelos ingredientes, e é muito facil e rápido de fazer. A combinação do mel , canela,limão, açucar amarelo deixa-o douradinho, e quando partido,uma fragância aromática deperta os sentidos . Pelo menos os meus aguçou, que comi logo 3 fatias,numa goludice não muito habitual em mim.
Desenjoativo e não muito doce, tem tudo para ser um bolito a repetir.
Mas vamos então aos ingredientes:
Unta-se uma forma de buraco ao meio,e polvilha-se com farinha, e reserva-se. Acende-se logo o forno, para ir aquecendo.
Bate-se os ovos com o açucar até ficar uma gemada cremosa.
Juntam-se depois os outros ingredientes liquidos, como o azeite, o mel, o leite, a manteiga e a banha amolecidas (amoleci-as no micro-ondas), junta-se tudo sem parar de bater a massa.
Aromatiza-se com a raspa do limão e a canela.Eu usei a raspa de um limão médio inteiro.
Por fim junta-se a farinha peneirada, mas aí não se bate, mistura-se apenas.Para não ficar com grumos fui misturando , usando a vara de arames., mexendo em movimentos circulares.
E pronto,deitar na forma e levar a cozer ao forno, cerca de 40 minutos(convém verificar)há fornos que cozem mais depressa.
Deixar arrefecer antes de desenformar,polvilhar com açucar em pó depois de frio(senão o açucar derrete)
Este foi pois, o meu folar a fingir, da minha ementa de Páscoa,nela constavam ainda costeletas de borrego assadas no forno, que ficaram uma delicia, e um doce de sobremesa, que ficou muito bom,tenho as fotitas , mas isso é um relato a fazer para a próxima, até lá, fiquem com mais esta, que ofereço eu, são servidos?
. Bolo de Biscoitos e Choco...
. Salmao em Crosta com Bata...
. Hamburgueres de Delicias ...
. Bifinhos de Frango com Am...
. Peixinho no Forno `a Nand...
. Sopa de Grao com Espinafr...
. Pao Rapido de Qeijo e Fia...
. Perna de Peru Assada no F...
. Pampilho
. Outros Sabores
. Rico-café bistro (Inglês/Port)
. La vida en Buenos aires y afines
. Les gourmands disent.. (Francês)
. Outros Amores
. As Palavras que nunca te direi
. Cognosto