Primeiro quero desejar uma boa semana a todos os que me visitam .
Hoje para variar, finalmente teve um dia lindo de Primavera, todo o dia sol e céu azul !
Àh! Quantas saudades eu já tinha de um dia como este.. Andei todo o dia de sorriso posto,até no trabalho notaram a minha alegria.Teve um dia mais quente mais ainda não me aventurei na manga curta, embora os britânicos, um um pedacinho de sol e é tudo de manga curta e as meninas de calções e sandálias. Eu vou esperar para que aqueça um pouco mais, sou muito friorenta..Mas aqui, temos uma praça no centro da cidade e é uma multidão lá sentada, a apanhar sol..È o que dá uma cidade sem praia perto..
Ai, saudades de Portugal com o mar quase á porta..Bom não posso pensar nisso..
Vou é começar a falar sobre o que dá origem ao nome do post, doce da casa..
È um doce por demais conhecido, aí nos nossos restaurantes, eu tinha ouvido falar muito dele, mas ainda não tinha provado.Achei que daria um óptimo remate no meu almoço de Páscoa e foi o que fiz de sobremesa.
Tinha uma lata de leite condensado já aberta , pelo que a aproveitei.Devo dizer que as bolachas Maria que aqui encontrei são mais grossas que as nossas e de textura um pouco diferente, e claro não se chamam Maria.. Não sei se isso influencia o doce.
Mas vamos lá entao aos ingredientes, porque o doce em si é fácil e rápido de se fazer.(é mesmo daqueles que eu gosto)
Ingredientes:
bolachas maria
café forte
1 lata de leite condensado
a mesma lata medida com leite normal
4 gemas de ovos
1 pacote de natas
Misturei o leite condensado, a medida de leite normal e as gemas de ovos e foi a engrossar em lume brando, mexendo sempre. Depois de engrossar, dividi-o em tacinhas.
Mergulhei as bolachas uma por uma em café forte e fui distribuindo pelas taças por cima do creme de leite condensado, uma em cada taça.
Em seguida foi bater as natas em chantilly ,( açucarei-o um pouco , juntei-lhe sumo de limão para ele ficar bem branquinho e umas gotas de essência de baunilha) e cobrir as bolachas já dispostas.
Enfeitei com café solúvel , que polvilhei suavemente um pouco sobre o doce, ficava bonito com grãos de café, eu não tinha, mas fica a sugestão.
Aqui as natas para bater são mais forte que aí, são chamadas double cream, resultado, estava a batê-las e de um momento para o outro fiquei com uma coisa branca super sólida que enterrava a colher e ela assim ficava, tive de estar a misturar leite e a mexer até conseguir voltar a ter um creme. Agora para a próxima já sei que uns segundos a bater, e já tenho chantilly.Esta nata sim é boa para meter na seringa de enfeitar bolos e fazer uns belos e firmes enfeites.
Levei uma tacinha para o meu trabalho , para provarem e foi aprovada.
Eles aqui não têm esse tipo de sobremesas, agora estão sempre a perguntar-me quando levo outra..
Aqui em casa também foi aprovada, embora a filhota achasse que o café devia ser açucarado, já que achou que assim ficava a sentir-se o amargo do café, eu gostei como estava.
E pronto terminei a postagem de Páscoa, a próxima vai ser uma sopinha que foi sugestão da filhota que adora sopas, e que ficou muito boa..
. Bolo de Biscoitos e Choco...
. Salmao em Crosta com Bata...
. Hamburgueres de Delicias ...
. Bifinhos de Frango com Am...
. Peixinho no Forno `a Nand...
. Sopa de Grao com Espinafr...
. Pao Rapido de Qeijo e Fia...
. Perna de Peru Assada no F...
. Pampilho
. Outros Sabores
. Rico-café bistro (Inglês/Port)
. La vida en Buenos aires y afines
. Les gourmands disent.. (Francês)
. Outros Amores
. As Palavras que nunca te direi
. Cognosto