Pois é, alguns devem estar a perguntar-se, -Que raio, grizéus são o quê? ,- grizéus, são simplesmente ervilhas.
Vivi práticamente metade da minha vida no Algarve, e é de lá que a expressão vem.
Não sou muito fã de ervilhas, gosto mais de favas, aqui em casa só eu gosto de favas..então resolvi cozinhar esta receita , da mesma maneira que cozinho as favas.
No outro dia um casal de amigos que tenho aqui em Inglaterra, levaram-me de surpresa, num passeio até Leicester, aqui perto de Nottingham, e para completar a surpresa levaram-me a fazer compras numa pequena mercearia de lá, que tinha artigos portugueses.
De repente parecia que estava naquelas mercearias de bairrro nossas, o dono falava português, os clientes falavam português(Leicester tem uma comunidade muito grande de portugueses, uma das maiores aqui do UK) e os artigos expostos eram portugueses.
Dei comigo a olhar com um sorriso carinhoso para os pacotes de Nestum ( que cá não vendem, os ingleses não conhecem), para as garrafas de Ucal, para as garrafas de Sumol, o nosso queijinho Terra Nostra...Enfim...respirava saudades, e claro ia enchendo a cestinha, um pedacinho de Portugal para casa.Só agora me vou apercendo, coisas que aí eram banais, o Nestum , o Sumol, de repente longe do país , aqui assumem outro significado, não são só uns flocos de cereais, são pedacinhos de memórias, que nos enchem de saudades, nunca pensei sentir carinho ao olhar para essas coisas, mas senti.
No meio das minhas compras portuguesas, comprei junto, um pacote de uma variedade mista de enchidos portugueses, vinham , chouriço de sangue, chouriço corrente, bacon, e foi essa mista de enchidos com que fiz os meu grizéus ou ervilhas, como quiserem chamar.
E é uma receita muito fácil, eu usei nas ervilhas, mas é nas favas que a uso,foi uma experiência que também resultou bem ficaram muito sabororas e aprovadas pela filhota também.
Mas vamos então aos ingredientes:
Ervilhas
1 cebola
2 dentinhos de alho
louro
salsa
coentros
chouriço de sangue
chouriço corrente
bacon
ovos
azeite
Faz-se um refogado com a cebola picadinho , o alho esborrachado, uma folha de louro, partida ao meio, e um fio de azeite, quando transparente a cebola, juntam-se os enchidos cortados, o chouriço ás rodelas, o bacon aos cubinhos. Deixam-se eles alourarem mexendo para tomar cor por igual.
Quando douradinhos, juntam-se as ervilhas, a salsa num pequeno molhinho, os coentros num pequeno molhinho, pimenta,rectifica-se o sal, e deixa-se cozinhar assim , mexendo de vez em quando, lume brando.Elas vão "suando" por assim dizer, e vão ganhando o gosto dos sabores anteriormente postos.O tacho tapado de preferência.
Quando já quase cozinhadas, cobrem-se com água a ferver.Mexem-se , tpa-se o tacho, lume minimo e deixa-se acabar de cozinhar para apurar os sabores. Quando cozinhadas, abrir uma covinha no meio das ervilhas juntar ovos a gosto, tapar o tacho e deixar cozinhar mais um pouco, até os ovos estarem coszinhados a gosto.
Só mais um reparo, se quiserem fazer da mesma maneira as favas, eu nas favas além destas ervas aromáticas junto mais uma, hortelã.
Ficam muito saborosas feitas desta maneira.
. Bolo de Biscoitos e Choco...
. Salmao em Crosta com Bata...
. Hamburgueres de Delicias ...
. Bifinhos de Frango com Am...
. Peixinho no Forno `a Nand...
. Sopa de Grao com Espinafr...
. Pao Rapido de Qeijo e Fia...
. Perna de Peru Assada no F...
. Pampilho
. Outros Sabores
. Rico-café bistro (Inglês/Port)
. La vida en Buenos aires y afines
. Les gourmands disent.. (Francês)
. Outros Amores
. As Palavras que nunca te direi
. Cognosto