Segunda-feira, 27 de Abril de 2009
Ervilhas ou Grizèus com Ovos (à minha maneira)

 

Pois é, alguns devem estar a perguntar-se, -Que raio, grizéus são o quê? ,- grizéus, são simplesmente ervilhas.

Vivi práticamente metade da minha vida no Algarve, e é de lá que a expressão vem.

Não sou muito fã de ervilhas, gosto mais de favas, aqui em casa só eu gosto de favas..então resolvi cozinhar esta receita , da mesma maneira que cozinho as favas.

No outro dia um casal de amigos que tenho aqui em Inglaterra, levaram-me de surpresa, num passeio até Leicester, aqui perto de Nottingham, e para completar a surpresa levaram-me a fazer compras numa pequena mercearia de lá, que tinha artigos portugueses.

De repente parecia que estava naquelas mercearias de bairrro nossas, o dono falava português, os clientes falavam português(Leicester tem uma comunidade muito grande de portugueses, uma das maiores aqui do UK) e os artigos expostos eram portugueses.

Dei comigo a olhar com um sorriso carinhoso para os pacotes de Nestum ( que cá não vendem, os ingleses não conhecem), para as garrafas de Ucal, para as garrafas de Sumol, o nosso queijinho Terra Nostra...Enfim...respirava saudades, e claro ia enchendo a cestinha, um pedacinho de Portugal para casa.Só agora me vou apercendo, coisas que aí eram banais, o Nestum , o Sumol, de repente longe do país , aqui assumem outro significado, não são só uns flocos de cereais, são pedacinhos de memórias, que nos enchem de saudades, nunca pensei sentir carinho ao olhar para essas coisas, mas senti.

No meio das minhas compras portuguesas, comprei junto, um pacote de uma variedade mista de enchidos portugueses, vinham , chouriço de sangue, chouriço corrente, bacon, e foi essa mista de enchidos com que fiz os meu grizéus ou ervilhas, como quiserem chamar.

E é uma receita muito fácil, eu usei nas ervilhas, mas é nas favas que a uso,foi uma experiência que também resultou bem ficaram muito sabororas e aprovadas pela filhota também.

Mas vamos então aos ingredientes:

Ervilhas

1 cebola

 2 dentinhos de alho

louro

salsa

coentros

chouriço de sangue

chouriço corrente

bacon

ovos

azeite

 

Faz-se um refogado com a cebola picadinho , o alho esborrachado, uma folha de louro, partida ao meio,  e um fio de azeite, quando transparente a cebola, juntam-se os enchidos cortados, o chouriço ás rodelas, o bacon aos cubinhos. Deixam-se eles alourarem mexendo para tomar cor por igual.

Quando douradinhos, juntam-se as ervilhas, a salsa num pequeno molhinho, os coentros num pequeno molhinho,  pimenta,rectifica-se o sal,  e deixa-se cozinhar assim , mexendo de vez em quando, lume brando.Elas vão "suando" por assim dizer, e vão ganhando o gosto dos sabores anteriormente postos.O tacho tapado de preferência.

Quando já quase cozinhadas, cobrem-se com água a ferver.Mexem-se , tpa-se o tacho, lume minimo e deixa-se acabar de cozinhar para apurar os sabores. Quando cozinhadas, abrir uma covinha no meio das ervilhas juntar ovos a gosto, tapar o tacho e deixar cozinhar mais um pouco, até os ovos estarem  coszinhados a gosto.

Só mais um reparo, se quiserem fazer da mesma maneira as favas, eu nas favas além destas ervas aromáticas junto mais uma, hortelã.

Ficam muito saborosas feitas desta maneira.

 


tags:

publicado por Amor e Sabores às 09:10
link do post | favorito

De Moira a 28 de Abril de 2009 às 12:50
Pois eu adoro, sejam faas, sejam ervilhas.
E este é um dos meus pratos preferidos, não sendo muito fotogénico é absolutamente delicioso.
Bjs
Moira


Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim
.pesquisar
 
.posts recentes

. Bolo de Biscoitos e Choco...

. Salmao em Crosta com Bata...

. Hamburgueres de Delicias ...

. Bifinhos de Frango com Am...

. Peixinho no Forno `a Nand...

. Sopa de Grao com Espinafr...

. Pao Rapido de Qeijo e Fia...

. Perna de Peru Assada no F...

. Cookies Trufados

. Pampilho

.tags

. todas as tags

.links
.subscrever feeds