Muita gente fica confusa com os tipos de farinha a usar para fazer pão, e se pergunta qual a diferença nas farinhas.
As farinhas para pao e para bolos tem diferencas tanto na composicao, como depois nos resultados.
Farinhas para pão, são mais ricas em glúten, uma proteína existente no trigo , que torna a massa mais elástica, não partindo as suas fibras por acção do fermento biológico.
Farinhas brancas de usó para bolos, são pobres em glúten e ricas em amido, o que torna a massa macia. Se usada em pão , não tem características de elasticidade , pelo que ao fermentar as fibras vão partir e o resultado não fica o esperado.
Depois existe a farinha para todos os usos que da para ser usada em ambos casos, bolos e pão, já que tem glúten e amido doseados de uma forma mais equilibrada para o efeito.
Também existem confusões com os fermentos, existem dois tipos, biológico e químico.
O fermento biológico é composto por fungos microscópicos vivos, enquanto o químico (ou em pó) é feito à base de bicarbonato de potássio.
A forma como eles agem é bastante distinta. Os fungos do fermento vivo alimentam - se da glicose da farinha de trigo: a sua digestão produz, entre outras substâncias, as bolhas de gás carbónico (ou dióxido de carbono) que fazem a massa crescer.
Já no fermento químico, o mesmo gás é obtido em reacções do bicarbonato de sódio com algum ácido.
Na fabricação do fermento em pó, o bicarbonato é misturado a substâncias que se tornam ácidas ao entrar em contacto com líquidos ou quando são aquecidas. O pó já começa a reagir na hora de bater o bolo e, na maioria das vezes, continua a fazê-lo enquanto o bolo está no forno.
Já os fungos do fermento biológico demoram um pouco a fazer seu trabalho e morrem no calor do forno.
Assim, em receitas com fermentação biológica, como pães e pizzas, é necessário esperar a massa crescer antes de começar a assá-la.
Dentro dos fermentos biológicos existem os secos e os frescos, são a mesma coisa. A diferença e que o fresco tem mais humidade .
Sempre que encontrarem medidas de fermento seco ou fresco e fácil converte-las para o tipo de fermento que querem usar, para isso basta saber que o fermento húmido e três vezes mais a quantidade do seco. Depois e só fazer contas.
Se for de húmido para seco , dividem a quantidade indicada por 3, se for seco para húmido multiplicam por tres. Falando da receita, devo dizer que estes paezinhos sao deliciosos, e fizeram sucesso por aqui. Miolo compacto, a lembrar as bolas caseiras que se vendem nalguns lados.
Ingredientes
500 gr de farinha para pão
4,5 dl de agua morna
1 colher( chá ) sal fino
10 gr de fermento biológico seco ( ou 1 saqueta)
Coloca se num alguidar primeiro o sal (nunca misturar o sal ao fermento biológico directamente, mata os microrganismos presentes no fermento) depois a farinha e em seguida o fermento.
Despejar a agua em redor da farinha e depois misturar energicamente tudo durante cerca de 5 minutos.
Devo dizer que a massa fica meio mole mas e mesmo assim.
Tapa- se o alguidar e leveda num lugar abrigado por 1 hora.
Findo esse tempo( a massa duplica o volume) , liga -se o forno (temperatura média-alta), e polvilha- se um tabuleiro com farinha.
Num alguidar com farinha deitam-se uma porção de massa ( usei a colher grande dos guisados, duas colheradas juntas de cada vez) e envolve se com jeito em bastante farinha , e dispõem- se no tabuleiro.
Convém deixar espaços entre os pãezinhos porque a massa espalha um pouco, alem de que depois eles crescem.
Vai a cozer cerca de 30 a 40 minutos.Convém verificar, pois depende dos fornos.
Espero que tenham passado uma boa semana, e fico me por aqui com desejos de um óptimo fim de semana. Obrigado pela visita.
. Bolo de Biscoitos e Choco...
. Salmao em Crosta com Bata...
. Hamburgueres de Delicias ...
. Bifinhos de Frango com Am...
. Peixinho no Forno `a Nand...
. Sopa de Grao com Espinafr...
. Pao Rapido de Qeijo e Fia...
. Perna de Peru Assada no F...
. Pampilho
. Outros Sabores
. Rico-café bistro (Inglês/Port)
. La vida en Buenos aires y afines
. Les gourmands disent.. (Francês)
. Outros Amores
. As Palavras que nunca te direi
. Cognosto