Tinha comprado este lombinho de porco, que me pareceu bem tenrinho e farta de comidas de panela,já tinha saudades de um assado.
Depois de andar a pesquisar qual a melhor maneira de o cozinhar, acabei por faze-lo ha minha maneira,inventando um pouco.
Tinha comprado hoje um frasco de rosmaninho seco e pensei que seria uma óptima ideia usa-lo na carne, junto com outros ingredientes que geralmente uso na preparação de carne assada.Como não queria sentir os pedacinhos do rosmaninho, quando comesse, não pus muito, apenas um cheirinho para dar gosto.
E foi este o meu jantar. Ficou bom e soube a pouco, tenrinho, desfazia-se debaixo da faca.
Quanto ao acompanhamento, nada mais simples , foi um aproveitamento de um restinho de espinafres que tinha encalhados no congelador, e um pacotinho de pinhões que andava por aqui aberto , há espera de ser consumido.
E combinou tudo muito bem.
Os ingredientes para o lombinho:
paprica (colorau)
alho em pó
sal
azeite
pimenta
cebolinha pequena 1
vinho branco a gosto( cerca de um copo cheio)
rosmaninho( usei de frasco, seco)
salsa
margarina q.b
Põe-se numa tigelinha, paprica,o alho, o sal,o azeite, a pimenta, um pouquinho de rosmaninho,mistura-se bem, deve formar uma pasta, com que se barra e massaja bem o lombinho.
Num tabuleiro de ir ao forno,põe-se metade da cebola cortada em rodelas,depois dispõe-se o lombinho por cima e salpica-se o lombinho com o resto da cebola em rodelas.
Põe-se umas nozinhas de margarina por cima da carne,um raminho de salsa,rega-se com o vinho branco e deixa-se repousar cerca de uma hora.
Vai ao forno , temperatura media, por cerca de 30 minutos, tendo o cuidado de ir regando com o molho.
Caso o molho diminua muito acrescenta-se mais um pouco de vinho.
Passados cerca de 15, 20 minutos da carne estar no forno, prepara-se o arroz.
Ingredientes para o arroz
1 chávena e meia de arroz
3 chavenas de agua
1 dente de alho
meia cebola
azeite a gosto
meia folha de louro
2 cubinhos de espinafres(usei dos congelados )( pode-se usar frescos, a gosto)
pimenta a gosto
1 colher (cha) alho em po (ou 1 dente de alho bem picadinho)
2 colheres(sopa) pinhões torrados
Pica-se a meia cebola , o dente de alho, e refoga-se tudo junto com a meia folha de louro, num fio de azeite a gosto.
Quando estando a querer alourar, junta-se o arroz , o sal e a pimenta, deixando fritar um pouco, mexendo para ficar por igual.
Juntam-se os espinafres, deixa-se ganhar um pouco mais de gosto, continuando a dar umas mexedelas,para ficar tudo por igual.
Junta-se duas chávenas de agua bem quente,mexe-se uma ultima vez,assim que ferver , baixa-se o lume para mínimo,tapa-se o tacho e deixa-se cozinhar,assim devagar cerca de 10 minutos, com o tacho tapado.
Convém verificar a agua, caso precise deita -se mais um pouco, não mexer mais,senão o arroz pega.
Entretanto põe-se os pinhões no forno para dourar um pouquinho e verifica-se a carne e o seu molho.
Passados os 10 minutos do arroz estar ao lume, e verificando que ele esta praticamente cozinhado, apaga-se o lume, deita-se o resto da agua para perfazer os 3 copos, não se mexe o arroz,tapa-se e deixa-se repousar mais uns minutos, assim tapado o tacho.
Entretanto, corta -se o lombinho em fatias,tiram-se os pinhões do forno e está a tudo pronto para ser servido
Emprata-se o arroz,( para ele ficar soltinho mexe-se o arroz com um garfo), enfeita-se com os pinhões e serve-se a carne fatiada com o molho por cima.
E pronto, bom apetite.
Desejos a todos de uma boa semana.