Hoje primeiro dia de retorno da minha filhota à escola acordei com vontade de fazer um miminho que já não se comia há uns tempos aqui por casa , e sei que ela adora. Fatias douradas.
Levantei-me com um céu cinzento , paisagem molhada, e da janela aberta da cozinha uma aragem com cheiro a Outono. Adoro este cheiro de terra molhada.
AS arvores agitadas abanavam, deixando cair as sua folhas, eu sei que em breve , as arvores que rodeiam o meu apartamento e que me enchem de cor as janelas,frondosas e bem verdinhas,este ano uma delas encheu-se de lindos e coloridos bagos vermelhos, em breve elas se tornaram nuas, numa paisagem cada vez mais escura e desolada.
Senti-me confortada quando comecei a preparação da minha receita.
A minha janela é rasgada quase a todo o comprimento da minha cozinha, ficando toda a bancada de frente ,e vendo aquele céu cinzento,soube -me bem o pensar em algo quentinho e doce.
Geralmente não como doces ao pequeno almoço e muito menos fritos, mas um dia não são dias..
A filhota entrou na cozinha ainda ensonada, sorri-lhe feliz e com um bom dia entusiasmado, disse lhe o que ia preparar. Não demora muito tempo?, perguntou ela , pois não , não demora , 10 minutos depois estávamos a comer as fatias.
Cremosas por dentro e estaladiças por fora foi como ficaram, aproveitei um fio de sol tímido e fugaz que se assomou para tirar a foto, que lhe realça o dourado.
Mas vamos aos ingredientes:
leite quente açucarado a gosto
ovos
pão de forma (fatias cortadas mais grossas)
óleo para fritar
açúcar e canela a gosto para polvilhar
essência de baunilha a gosto
raspa de casca de limão a gosto
papel de cozinha
Primeiro pus o óleo a aquecer, lume no mínimo para me dar tempo de preparar o resto das coisas.
Num prato fundo despejei o leite , açucarei e levei ao microondas por um minuto.
Enquanto o leite aquecia no microondas , noutro prato fundo bati os ovos.
Preparei uma travessa com papel absorvente, para depositar as fatias depois de fritas.
Tirei o leite já aquecido do microondas, juntei-lhe umas gotas de baunilha e ralei um pouco de casca de limão para dar gosto.
Entretanto aumentei o lume, o óleo já estava quente, passei uma fatia de pão de cada vez pelo leite , em seguida pelo ovo,fritei ate dourar ,e pus a escorrer na travessa já preparada com o papel de cozinha.
Não amontoei as fatias em cima uma das outras porque ficam moles e não secam tão bem o óleo.
Depois de prontas,como não gosto delas encharcadas em açúcar ( há quem encha um prato com açúcar e canela e "banhe" as fatias nessa mistura), misturei num frasquinho com tampa furada, açúcar e canela e polvilhei as fatias.
E pronto, acompanhamo-las ainda quentinhas e bem cremosas,com uma bela chávena de leite.
Não sei como vai correr o dia, mas que começou bem, começou.
Um bom inicio de semana para todos são os meus votos.