Hoje por aqui é feriado,acordei com o céu cinzento e o dia com vontade de chover.
Ainda todos dormiam,tomei o pequeno almoço num silencio que me soube bem . Café e uma torrada, como quase sempre,mas hoje apeteceu-me quebrar a rotina e surpreender quando acordassem com algo doce e diferente. O tempo fresco , escuro e quase chuvoso pedia algo reconfortante, pesquisei enquanto tomava o pequeno almoço.
Bolo? hum...não , talvez uma tarte.... humm,não tenho os ingredientes.. bem ,este aqui... muito demorado..e este? muito complicado...
Por isso eu gosto de inventar, decido mais rápido. Depois não ajuda ter um lado indecisoso que não tem a ver com defeito mas é mesmo já feitio..
Mas pronto finalmente decidi-me, por estes bolinhos de chuva, receita brasileira, depois de ver quase a net toda a comparar receitas de bolinho de chuva,decidi por estes e não decidi mal. São muito fáceis, e muito bons.
Tirei a receita de um blog brasileiro simpático chamado " Na Biroskinha" . Fiz apenas metade da receita,porque isto rende bastante.
A massa é firme mas fofa, lembrou-me um pouco as nossas bolas de Berlim.
Mas vamos aos ingredientes, lembro que os bolinhos da foto foi só meia receita.
Ingredientes:
2 ovos
1 colher de sopa de margarina
1 chávena de (chá )de açúcar
1 pitada de sal
1 chávena de leite
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
4 chávenas de (chá) de farinha de trigo
Oleo q.b para fritar
acucar e canela para polvilhar
Bate-se o açúcar, a margarina, e o ovo, deita-se a pitada de sal, o leite, o fermento e a farinha aos poucos. Eu usei sempre a batedeira , só quando deitei a farinha, usei-a em velocidade baixa, apenas para misturar os ingredientes.
A massa fica espessa.
Da minha autoria acrescentei umas gotas de baunilha e uma gota de aroma a limão.
Massa pronta para fritar.
Esta massa não quer o óleo muito quente, senão queima por fora e fica crua por dentro, outra dica é não fritar muitas bolinhas de cada vez.
Como fiz as bolinhas tão redondas e iguais?
Foi uma ideia tive, enchi uma seringa de enfeitar bolos, mas sem bico nenhum , e como a massa é espessa, empurrei com o embolo (como se da uma injecção) e á medida que a massa saia um bocadinho cortava com uma tesoura rentinho ao bico,logo directo na frigideira.
Bocadinhos são cerca de 1.5cm de tamanho.
Também se pode fazer com duas colheres, se antes de tirar a massa passar a colher no óleo da frigideira, a massa sai mais facilmente.
Recapitular, colher rapidamente no óleo , depois um bocadinho de massa, empurra-se com as costas da outra colher para dentro da frigideira.
Óleo brando , virar bem para dourar dos dois lados. Querendo eles menos sequinhos por dentro, e ter o óleo um pouco mais quente, mas cuidado que o óleo muito quente queima logo.
Uma travessa e papel de cozinha para retirar o excedente do óleo.Depois de todos fritos,usei outra ideia para os passar por açúcar e canela.
Um recipiente vazio e com tampa, neste caso um açucareiro dos grandes,pus açúcar e canela, uma mão cheia de bolinhos e "chocalhei" com geito, saíram todos com açúcar por igual e o trabalho foi mais rápido.
Repeti a operação ate ter todos cobertos de açúcar e canela.
Aprovados por todos , foram comidos ainda quentinhos e eu acabei por tomar um segundo pequeno almoço.
E digo eu que ando de dieta...
. Bolo de Biscoitos e Choco...
. Salmao em Crosta com Bata...
. Hamburgueres de Delicias ...
. Bifinhos de Frango com Am...
. Peixinho no Forno `a Nand...
. Sopa de Grao com Espinafr...
. Pao Rapido de Qeijo e Fia...
. Perna de Peru Assada no F...
. Pampilho
. Outros Sabores
. Rico-café bistro (Inglês/Port)
. La vida en Buenos aires y afines
. Les gourmands disent.. (Francês)
. Outros Amores
. As Palavras que nunca te direi
. Cognosto